Coordenador : Karla Vasconcelos
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 399844.2206.339615.17112023
Departamento/Setor: FEF
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público alvo da Liga de Audiologia é a comunidade acadêmica e toda comunidade do entorno do ISNF. As ações que utilizam as redes sociais têm alcance maior, podendo ser considerada até nacional.
Local de atuação: Instituto de Saúde de Nova Friburgo
Objetivo
Oferecer aos alunos de graduação a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão na área da audiologia; contribuir para a melhoria do ensino de graduação; desenvolver atividades em audiologia; promover palestras, mesas redondas, workshops, seminários, eventos, simpósios, cursos em geral; participar na organização, promoção e divulgação de campanhas, cursos e eventos de interesse da comunidade acadêmica e dos profissionais Fonoaudiólogos e das demais áreas de interesse; auxiliar na realização e divulgação das atividades curriculares e extracurriculares do curso de Fonoaudiologia que envolvam a audiologia; promover o conhecimento sobre a prevenção, detecção e tratamento dos distúrbios de audição e equilíbrio, auxiliando na formação profissional de alunos de fonoaudiologia e áreas afins; propiciar uma aproximação à atuação clínica em diferentes campos da audiologia.
Resumo
As ligas acadêmicas são entidades estudantis que têm por objetivo oferecer aos alunos de graduação e aos profissionais a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão voltados para uma determinada área. A Liga Acadêmica de Audiologia da Universidade Federal Fluminense (LIAUDIO-UFF) foi criada para atender aos objetivos gerais de uma liga acadêmica voltados à área da Audiologia. Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia do vírus SARS-CoV-2, causador da Severe Acute Respiratory Syndrome of Coronavirus – COVID-19, e recomendou isolamento social visando a redução do contágio. As atividades acadêmicas presenciais foram suspensas em todo país e a LIAUDIO-UFF precisou reavaliar seu planejamento e adequar suas ações. As ações em modalidade remota serão planejadas para atender as ações de ensino, pesquisa e extensão. Durante o período do projeto serão realizadas leituras e discussões online de artigos científicos, palestras guiadas por especialistas audiologistas, lives no Instagram, aulas teóricas; produção e submissão de resumos em eventos científicos, posts de imagens e stories no Instagram e vídeo no YouTube. As ações públicas serão desenvolvidas com o intuito de garantir os objetivos da Liga e alcançar estudantes e profissionais, fonoaudiólogos e público geral, de outras Universidades, cidades e países. As atividades propiciarão experiências e desenvolvimento de novos conhecimentos que contribuirão na formação do profissional autônomo com habilidades diferenciadas.